domingo, julho 10, 2005

"Mais rapidamente, mais rápido, até que a emoção da velocidade supere o medo da morte"

Vou transcrever um artigo que eu achei hoje, pesquisando a respeito de metanfetaminas. São as conhecidas pílulas pra tirar o apetite, hiperbolizadas em speed, cristal e nomes por aí. Difundidas hoje em consultórios médicos e clínicas de estética, festas... afinal que mal pode fazer um comprimidinho que até o médico receita???

Para tentar entender as novas drogas que ilegal e rapidamente se espalham, viciando, adoecendo e matando, é bom que se saiba que não são tão novas assim.
A anfetamina foi sintetizada (manufaturada) em laboratório pela primeira vez por Edeleano na Alemanha em 1887. Esse estimulante sintético tem estrutura química semelhante à efedrina, um estimulante natural encontrado nas plantas do gênero ephedra, o que se observa também na adrenalina.
Apenas em 1920 seu efeito psico-estimulante foi reconhecido e seu uso médico farmacêutico foi autorizado pelos EUA. Na segunda Guerra Mundial a anfetamina foi utilizada para dar mais energia e manter os soldados em estado máximo de alerta.
O emprego da anfetamina para fins medicinais foi concomitante com a história do seu abuso.
Os médicos a prescreviam (e ainda é em alguns casos) para casos de depressão, mal de Parkinson, epilepsia, hiperatividade infantil,obesidade, narcolepsia, impotência, apatia dos idosos, etc...
Hollywood glamourizou a anfetamina e os narcóticos a partir de meados dos anos 40, 50 e 60 inspirando até um "best seller" de Jacqueline Susann "O Vale das Bonecas", que descreve os bastidores do mundo dos espetáculos e conta como estrelas abusavam das anfetaminas para se manterem magras, acordadas, em forma para agüentar a maratona do dia-a-dia e como consumiam narcóticos com álcool para dormir.
A molécula-mãe da anfetamina o 2-pea, é o elemento básico dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina. A estrutura simples do 2-pea pode ser projetada de muitas maneiras, de modo que é difícil calcular o número exato de todos os derivativos possíveis com efeitos similares. Por exemplo, o LSD, o ácido lisérgico que provoca alucinações, é semi-sintético, produzido em laboratório desde 1938 por Albert Hofmann e é uma das variantes da anfetamina.
A metanfetamina, é um derivado estimulante ultrapotente, de extremo poder viciante, que afeta dramaticamente o sistema nervoso. Essa droga é facilmente produzida ilegalmente em laboratórios clandestinos (até em banheira como diz um entrevistado de um jornal) com ingredientes relativamente baratos. É um pó branco, cristalino, sem odor, com sabor amargo que se dissolve facilmente em água ou álcool.
Conforme levantamento do NIDA (National Institute on Drug Abuse) o uso da anfetamina sempre foi muito difundido entre caminhoneiros, por esse tipo de trabalho exigir muitas horas acordados em longas jornadas.
A metanfetamina, antes confinada à Califórnia, ao Meio-Oeste e ao Sudoeste, onde era consumida como estimulante por gays, donas-de-casa, motoqueiros, cada vez mais está se espalhando rapidamente por clubes de New York, pelos bailes haves (com som alucinante que duram até dias) e por outros vários pontos do país. As autoridades estão preocupadas e temem que essa droga siga os passos do ecstasy, da cocaína que eram usadas em festas e depois ficaram famosas e se alastraram pelo mundo.
O dr. Perry N. Halkistis, psicólogo da Universidade de New York, autor de vários estudos, acredita que a metanfetamina Cristal continuará se disseminando a menos que as autoridades de saúde pública e lideranças sociais comecem a divulgar o lado destrutivo da droga. Disse ele: "Não há ninguém lá fora alertando as pessoas sobre o cristal. No momento ela ainda é considerada chique".
Essa metanfetamina é conhecida por vários nomes como, Cristal, Cristina, Tina, crank, ice, speed, cocaína do operário e quando misturada a outras substâncias que a faz mais barata, passa a ser chamada de manivela.
A Cristal que pode ser cheirada, fumada, inalada, injetada ou tomada por via oral, inunda o cérebro com dopamina, uma substância reguladora do prazer, motivação, atenção e movimento. Seus usuários sentem a autoconfiança ir às alturas, incrível sensação de bem-estar, vigorosos, cheios de energia, invencíveis e com o desejo sexual ampliado ao extremo (levando a um comportamento excessivo e perigoso).
Uma grande preocupação é com os portadores do vírus HIV que, quando a consomem sentem-se tão bem a ponto de correr risco de morte, abandonando o tratamento essencial à sobrevivência.
A droga Cristal que proporciona longas horas de prazer intenso, logo vem cobrar seu verdadeiro preço. Depois de vários dias de consumo, por ter ficado muito tempo sem alimento, sem dormir e em atividade frenética, a pessoa sente-se extremamente esgotada, irritada, ansiosa e agitada.
As doses elevadas e repetidas por diversos dias podem provocar o delírio, pânico, alucinações visuais e auditivas, paranóia, comportamento anti-social, agressividade.
A metanfetamina provoca hipertermia, aumenta a freqüência respiratória, a cardíaca e a tensão arterial, podendo causar lesão irreversível nos vasos sanguíneos cerebrais, produzindo derrames. Outros efeitos do abuso incluem problemas respiratórios, irregularidade das batidas do coração e anorexia extrema. Como é alta e rapidamente viciante, logo cria tolerância, obrigando os usuários a aumentar as doses, o que pode ocasionar colapso cardiovascular e a morte.
A taxa de mortalidade por overdose de Cristal está elevadíssima nos EUA. Por todos os transtornos e dores que vem causando a Cristal já está sendo conhecida por um outro nome: a maligna.
.........................................................................................................................................................................
Já usei bolinhas de emagrecer; hoje sou tão radical a respeito que prefiro perder a amizade e o paciente, a ser conivente com a indução ao vício. Anfetaminas são drogas, indutoras de transtornos de comportamento e facilitadoras , degraus para outras drogas ilícitas. Minha consciência é maior que tudo. Como vi a morte de perto, vejo a morte rondando, silenciosa ,a vida dos que procuram a solução mais rápida, mais fácil, mais emocionante. Não brinco mais.

6 Comments:

At 6:27 PM, Anonymous Anônimo said...

Que horror Lu, e por ser tao dificil de perceber, podemos ingeri-la ate sem saber nao? É o tal boa noite cinderela?

 
At 6:32 PM, Blogger Luluzita said...

não lu.. essa uma é o PCP, fenilciclidina. Estas aqui sào as prosaicas boletas de emagrecer, presentes nas "fórmulas" manipuladas, no dualid, desobesix, hypofagin.. esse fáceis de obter...

 
At 10:32 AM, Anonymous Anônimo said...

Acho que já tomei esse tal de Dualid......

 
At 5:14 AM, Blogger Lucia Malla said...

(Tempos q nao venho aqui... q vergonha. Me desculpe please.)

Muito bom esse post hem? Excelente.
Luluzita, faz vc muito bem em sua postura. Perca o paciente, mas nao perca a consciencia. Parabens!

Bjs.

 
At 8:11 PM, Anonymous Anônimo said...

como se faz o boa noite cinderela???

 
At 4:23 PM, Anonymous Anônimo said...

SO QUERO SABER QUEM É O ANDROCHESKI QUE FEZ A PERGUNTA ANTERIOR ACHO QUE SOMOS PARENTES. JULIANO M. ANDROCHESKI FONE: 4196319902 E- MAIL: JMANDROCHESKI@BOL.COM.BR

 

Postar um comentário

<< Home